A Sintese dos Vedas






          

Introdução



Os vedas são as sagradas escrituras que surgiram na India, oriente, a mais de 5.000 anos, são consideradas atemporais, e não há um conhecimento mais antigo, mais completo ou mais profundo no planeta terra. 
Este conhecimento, versa sobre Deus, a vida e o universo material e espiritual.

Escrever esta síntese é um desafio, pois trata-se de uma atividade complexa para um cérebro comum e um coração que ainda não esta situado em bondade pura, é apenas de mais uma alma caída, vivendo neste mundo material.
Mas por compaixão, as almas que poderão se beneficiar com minhas décadas de estudo, aventuro-me a escrever este texto, desejando facilitar o encontro e a compreenção deste que é o rei de todos os conhecimentos.
Pela misericórdia e amor de meu querido mestre espiritual Swami Prabhupada e a suscessão discipular do movimento Hare Krsna, eu obtive este conhecimento, que revolucionou meu mundo.
Por isso, antes de começar este texto ofereço minha gratidão e respeitosas reverências ao querido Swami e toda a suscessão discipular do movimento Hare Krsna. Pois fora em seus livros, e com seu auxílio espiritual,  que eu obtive o conhecimento e entendimento destas escrituras. As quais ainda estudo e realizo práticas. Ainda bem jovem, quando tinha em torno de 20 anos, desejava conhecê-las e compreendê-las, e desde então as tenho estudado e realizado práticas, gradativamente, sem pressa, apenas com um certo apego ao conhecimento revelado e a personagens deste universo.
Fazem uns trinta anos. E ainda tão pouco sei...  Mas, seguirei estudando e praticando...  Gosto muito de viver assim. Sinto sempre a presença espiritual destes mestres, e de Deus, numa relação de mente para mente e coração para coração, assim como sinto a presença de Cristo e seus associados, em minha vida.
Deus e seus discípulos, estão ao alcançe de todos, conforme sua fé, merecimento e dedicação.





O Universo e o criador

A Suprema personalidade de Deus, fonte da qual emanam todas as entidades vivas e todas as coisas

existentes no universo, chama-se Krsna, nome principal, porém possui mais uma enorme quantidade de nomes. Sua potência feminina chama-se Radharani, nome principal, ela também possui outros muitos nomes.
Ele é o criador, mantenedor e destruidor dos mundos materiais e espirituais.
Krsna criou o universo em duas partes, natureza espiritual e natureza material.
Tudo brotou a partir de um fragmento de Deus.
Como um hábil artista e cientista ele manifestou a criação assim...

OOOMMMM...

Em sua flauta transversal emitiu a silaba
suprema, o mantra "OM', a partir deste som musical foram surgindo deuses, semi-deuses, galáxias planetas, pessoas supremas e comuns,  animais.
Assim, criando tudo a partir de átomos de hidrogênio basicamente, que surgiam, ele foi se expandindo pelo universo.

Desejamos habitar um mundo ou outro. Espiritual ou material.
Na existência material, a vida acontece de forma temporaria, estamos condicionados a nascer, crescer, envelhecer e morrer.
Existem experiêrncias no modo da ignorância, paixão e bondade.
Prazer e dor se alternam. Há diferentes encarnações, de acordo com nossas atividades em uma vida ou outra, acontecem as vidas seguintes.
Neste universo, em diferentes planetas e galáxias, vivem 25% da população do universo.
A lei principal é "Causa e efeito, ação e reação."
O tempo se divide em passado presente e futuro.


O universo espiritual, onde vive 75% da população universal,  possui vida eterna, o tempo é o eterno agora, é composto de civilizações avançadas que vivem segundo a lei do amor incondicional. Todos sempre existiram e sempre existirão.
Em cada planeta há uma expansão do Deus Krsna e da Deusa Radharani dirigindo-o.
No mundo material, em diferentes eras, galáxias e planetas, Krsna tem o hábito de manifestar-se, apenas.
Aqui em nosso planeta há registros e relatos de sua presença, num tempo muito antigo como o Deus Rama, e outros personagens. Pois, ele é Deus e assume a forma que quiser, para realizar as atividades que lhe interesse realizar.
A 5.000 anos,  Krsna, apareceu em Mathura/Vrindavana na India, e a 500 como Sri Krsna Caitanya, em Mayapur/Nabadwipa, India.
Durante sua presença como Krsna, participou de uma grande batalha planetária, física e espiritual do bem contra o mal. Naquela época havia uma forte destruição da natureza, por governantes e pessoas demoníacas, que só valorizavam bens materiais, sexo e status social.
A Deusa da natureza orou ao Semi-Deus Brhama,  o criador deste universo material, encarregado desta função por Deus.
Ele então orou a Krsna pedindo sua intervenção.

Desta forma Krsna veio a terra com seus associados, e o Deus Balarama, que é uma extenção dele mesmo, a primeira extenção, veio acompanhando-o.
Ele e Balarama  tiveram um nascimento muito parecido com o do Senhor Jesus Cristo. Concebidos pelo espirito santo e perseguidos ainda no útero, em toda a infância, por demônios. Queriam matá-los, pois conheciam a profecia de que eles nasceriam para eliminar muitos demônios e que derrubariam os  maus governantes.
A batalha em que Krsna  derrotou o mal, chamou-se Kurusksetra, no campo de batalha, de forma transcendental ele revelou o principal livro de escritura sagrada, apresentado nos Vedas, o Bhagavad Gita.
Vyasadeva, um discípulo puro de Deus, recebeu esta revelação por telepatia, enquanto ele falava o conteúdo do livro ao seu devoto Arjuna, general da batalha do bem contra o mal.  Vyasadeva recebeu para transmitir para sua geração e as gerações seguintes.
Ainda hoje, estuda-se o Gita, como uma grande obra de teologia, no oriente e no ocidente.
A história da batalha é contada no Gita,  também em uma conversa com seu amigo pessoal e discípulo Arjuna, Deus revela no Gita, o conhecimento que tem a função de libertar as almas que vivem no mundo material, desta vida condicionada ao bem e mal e conduzí-la para o universo supremo. Onde o sofrimento e o mal inexistem, e o amor incondicional, é o eixo da existência.






Outros livros são muito importantes para conhecer e compreeender um pouco da natureza de Deus, chamam-se Srimad Bhagavatam, descrevem atividades universais de Deus.
Depois deste período histórico, Krsna enviou Jesus, a 2.000 anos.
E há 500 anos, reapareceu em Nabadwipa, Bengala, India, como Caitanya Mahaprabhu.
Semelhante a Jesus, fora seguido por multidões, fez "milagres", E ensinou o amor a Deus, e a todas as entidades vivas,
Corrigiu os erros das sagradas escrituras, e difundiu o cantar do santos nomes de Deus, como principal processo para salvar-ser nesta apocalíptica, era de degeneração.
Sempre acompanhado pelo seu companheiro espiritual Nityananda, que é uma encarnação de Balarama, a representação original do mestre espiritual, sem o qual não se pode desenvolver uma relação com Deus.
Pediu para seus discípulos espalharem sua história e o processo para o planeta inteiro, para que todos possam ter a oportunidade de salvar-se com este processo.
Isto para aqueles que desejam sair do mundo material, maya, e habitar o universo supremo, vaikhuntas.
Ou pelo menos, avançar nesta direção.
Seus discípulos escreveram muitos livros, transmitindo seus ensinamentos, e sua interpretação correta das sagradas escrituras, dos Srimad Bhagavatam, e do Bhagavad Gita.
Entre as obras escritas, a principal é Chaitanya Caritamrta, escrita por Krsnadasa Kaviraja Goswami, e outras escritas pelos 6 Goswamis, que foram os seus discípulos mais próximos.
Sri Krsna Chaitanya, faz um chamado as almas da terra, o último grande chamado depois do chamado feito por Jesus, o Cristo, ele nos chama para viver uma relação de eterno amor com Deus, e com todas as entidades vivas.
Segundo as sagradas escrituras do oriente, a natureza e os animais também devem receber nosso
amor, por isso devemos preservá-la e não comer os animais, ou será que devemos comer aqueles a quem devemos amar?!

Serviço devocional

Podemos nos relacionar com Deus, de cinco formas, na neutralidade, como servos, parentes,  amigos, amantes conjugais. A forma mais elevada é a de amante conjugal, e é tão elevada que só é possivel compreender esta relação quando nos tornamos devotos puros (pessoas santas), ou seja, somente as pessoas que transcendem podem conquistar esta visão da natureza de Deus.
Dependendo da relação que estabelecermos com Deus, vamos habitar um planeta ou outro no mundo espiritual, e ocupar esta ou outra posição. Deus é quem determina em que posição vamos serví-lo.
Tudo que Deus quer de nós é... AMOR! Quer que desejemos amá-lo, e a todas as entidades vivas, por livre e espontânea vontade, se assim acontecer, ele nos dá um processo de purificação, e nos envia um mestre espiritual.

Considera-se que no universo material existem quatro eras, e quatro processos diferentes de serviço devocional, temos que nos adaptar ao processo para cada era, para sair da natureza material e habitar a natureza espiritual.
Satya yuga através da meditação.
Tretã yuga através de diferentes sacrifícios.
Dvápara yuga através da Adoração a Deidade.


Na era de Kali yuga a auto realização é conquistada
 através do cantar dos santos nomes.








Ouvir cantar lembrar adorar orar servir fazer amizade oferecer tudo, são os processos para esta era, sendo que o principal é cantar os santos nomes de Deus com fé, e fé se obtem ao ouvir e associar-se com devotos.

O serviço devocional pode ser regulado ou afetuoso(espontãneo).

Fases de práticas do serviço devocional:

Vaidhi bhakti : Etapa inicial do cultivo(Sadhana/ Regras e regulações de acordo com as escrituras).
Raganuga bhakti : Realização do serviço(Bhava/Emoções - Apego - Afeto ), Obtenção de amor a Deus(Prema - Diferentes etapas).

  • Serviço devocional é usar todos os sentidos para Deus. 
  • Amar a Deus é servir sem restrições.

Diretrizes básicas para a rendição:
(Rendição é igual renúncia)

  • Aceitar tudo que seja favorável para a execução do serviço devocional.
  • Abandonar tudo que seja desfavorável para a execução do serviço devocional.
  • Deve-se estar convencido que Krsna apenas, pode proteger alguém e ter total fé que Deus dará proteção.
  • Deve-se sempre aceitar Deus como o mantenedor.
  • Estar sempre consciênte que seus desejos não são independentes, só Deus pode satisfáze-los.
  • Deve-se sempre considerar-se a alma mais caída, e esperar o amparo de Deus.

Princípios para a execução do serviço devocional;


  • Refugiar-se em um mestre espiritual genuíno
  • Receber iniciação do mestre espiritual
  • Servir o mestre espiritual
  • Indagar do mestre espiritual e aprender dele a amar
  • Seguir os passos das pessoas santas devotadas ao transcendental serviço amoroso do senhor
  • Estar pronto disposto a abandonar toda a espécie de desfrute e miséria a favor de Krsna
  • Viver num lugar onde Krsna mostrou seus passatempos
  • Satisfazer-se com o que quer que Krsna proveja para a manuteção do corpo e não ansiar por nada mais.
  • Observar jejum no dia de Ekâdsi (Isto ocorre no décimo primeiro dia depois da lua cheia e da lua nova).
  • Mostrar respeito aos devotos, vacas e árvores sagradas.


Instrução de Krsna a Uddava


"A medida que alguém progride em serviço 
devocional alcança o amor por Deus, a medida que progride neste amor, livra-se de todo o cativeiro material."

Srimad -Bhagavatam 11.14.20

Instrução de Krsna a Arjuna 

"Pensa sempre em mim, converte-te em meu devoto. Oferece-me tuas homenagens. Assim viras a mim impreterivelmente, eu te prometo porque és meu amigo muito querido."

Bhagavad Gita 18.65


" O apego a Krsna torna-se perfeito quando o coração iluminado como o sol resplandece.. E não se agita mais com questões materiais."
"Por misericórdia ou associação com devotos puros alcançamos esta fase."

Néctar da Devoção - Cap. XVII - Amor extático
Rupa Prabhupada Goswami


Este verso é a síntese do Gita...

https://vedabase.io/pt-br/library/bg/11/55/




O processo de amar a Deus se desenvolve assim..

  • Contato com um devoto puro.
  • Ouvir as escrituras do devoto
  • Desenvolver fé
  • Realizar serviço devocional regulativo e se livrar das atividades não desejadas
  • Fé estabilizada
  • Desenvolver gosto transcendental pelo serviço devocional.
  • Desenvolver apego 
  • Êxtase
  • Amor puro por Deus/Bem aventurança transcendental




Há 3 classes de devotos: 


  • 1ª classe, versado em toda a literatura védica, cheio de fé, vê Deus em todas as entidades vivas.
  • 2ª classe,ele  tem fé forte, mas não é versado nos vedas.
  • 3ª classe, a fé não é muito forte, adora a deidade, e se desenvolve com apoio do mestre,  com a gradual dedicação se elevará a segunda e primeira etapa.



São cinco as classes de liberação:


  • Alcançar o planeta de Deus
  • Associar-se com Deus
  • Obter um corpo transcendental como o de Deus.
  • Alcançar as opulências de Deus
  • Fundir-se na existência de Deus.








" É unicamente através do serviço devocional que alguém pode compreender-me como eu sou,como a suprema personalidade de Deus, E quando mediante tal devoção, ele se absorve em plena consciência de mim, ele pode entrar no reino de Deus."

Bhagavad Gita - Cap. XVIII verso 55 
A conclusão 




Nos versos abaixo do Bhagavad Gita estão meios 
de realização de serviço devocional.
Capitulo XII

8. Fixa tua mente em mim, a Suprema Personalidade de Deus, e ocupa toda a tua inteligência em Mim. Assim, não haverá dúvida alguma de que viverás sempre em Mim. 

9. Meu querido Arjuna, ó conquistador de riquezas, se você não pode fixar sua mente em Mim sem se desviar, então, segue os princípios reguladores que fazem parte da bhakti-yoga. Desenvolva deste modo um desejo de me alcançar. 

10. Se não podes praticar as regulações que fazem parte da bhakti-yoga, então, simplesmente tenta trabalhar para Mim. Porque, trabalhando para Mim, chegarás à fase perfeita. 

11. Se, entretanto, és incapaz de trabalhar nesta minha consciência, então, tenta agir renunciando a todos os resultados de seu trabalho e procure situar-te no eu.

 12. Se não podes adotar esta prática, então, ocupa-te no cultivo do conhecimento. Entretanto, melhor do que o conhecimento é a meditação, e melhor do que a meditação é a renúncia aos frutos da ação, pois, com esta renúncia, pode-se alcançar paz de espírito.


“O santo nome do Senhor, a Sua forma e a Sua personalidade são todos idênticos. Não existe diferença entre eles. Porque todos são absolutos, eles são transcendentalmente bem aventurados.” - (Cc Madhya 17.131)






Neste verso encontramos o resumo de todos os resumos das sagradas escrituras védicas e da mensagem de Sri Krsna Caitanya.

"Enquanto vivermo em Vraja seguindo os residentes eternos de Vraja que possuem amor espontâneo inerente a Sri Krsna, devemos utilizar todo o tempo disponível em empregar sequencialmente a lingua e a mente no cantar meticuloso e no lembrar dos nomes, forma, qualidades e  passatempos de Krsna.
Essa é a essência de todas as instruções."

Sri Upadesamrta/verso 8/Sri Rupa Gosvami


Sri Caitanya Mahaprabhu veio de Vrndavana e se encontrou com Srila Rupa Gosvamipada em Prayaga, local da confluência dos rios Yamuna e Ganges. Mahaprabhu disse a ele:
parapara-sunya gabhira bhakti-rasa-sindhu
tomaya cakhaite tara kahi eka bindu
“O oceano das doçuras transcendentais do serviço devocional é tão vasto que ninguém pode imaginar sua imensidão. No entanto, apenas para ajudá-los a saborear isso, estou descrevendo apenas uma gota.
(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 19.137)”







O casal divino





Krsna e Radharani, são os dirigentes do universo espiritual e material. Eles são a  fonte da existência.
Todos nós descendemos deles, e a meta de todos devotos do movimento Hare Krsna é serví-los.
O casal divino designou a devotos puros seus (parampara/sucessão discipular) que se encarreguem das almas caídas que desejam estar a serviço deles, preparando-as através do serviço devocional prático,  quando atingimos a perfeição neste serviço ele se torna serviço devocional puro. Então nos tornamos seres perfeitos e estaremos aptos para viver no universo supremo onde teremos contato pessoal com o Deus Krsna, e a Deusa Radhe, e outros seres divinos. Segundo a natureza de cada um de nós, realizaremos o serviço. Eles viveram em Vrndavana, India a 5.000 anos e realizaram muitas atividades nas quais exibiam suas personalidades. Há belíssimas histórias nas sagradas escrituras da India, sobre eles. Costumam manifestar-se em muitos universos materiais. Eles são amantes de todas as artes, vivem cantando e dançando, no mundo espiritual, e suas vidas são muito poéticas, bem como a vida de seus associados. No planeta mais elevado do universo vivem com muitas pessoas que lhes são queridas, e elas se esquecem que eles são Deuses, tratando-os apenas com muito amor.
Em outros planetas do universo vivem como Rei e Rainha. Sendo eles os governantes de todos os planetas supremos, pois se expandem infinitamente, em quantas pessoas supremas desejarem.
Srimat Radharani é perita em 64 artes, e é a fonte de todo o amor que existe no universo, mas também dela se origina a natureza material, com seus prazeres e suas dores.




Ela costuma ser muito misericordiosa com todas as entidades vivas. 
É a potência feminina de Sri Krsna. Eles não são capazes de viver um sem o outro.
Adoram namorar em lugares onde há muitas belezas naturais.
As florestas estão entre seus lugares preferidos.
Na India, quando estiveram na terra, costumavam brincar e namorar na floresta de Vrndavana.
Krsna tocava sua flauta mágica, e  onde ela estivesse,  o ouvia e logo ia a seu encontro.
O transcendental amor dos Deuses é um tanto complexo para nossas mentalidades comuns, segundo as sagradas escrituras é necessário ser um ser perfeito para poder compreendê-lo.
Mas, podemos apreciar a beleza de suas relações, nas muitas imagens criadas por artistas de todas as épocas. Assim estaremos de alguma forma nos conectando com eles. Se nosso coração e nossa mente desejar.






No maha mantra, distribuído por Sri Krsna Caitanya e Nityananda, o nome Krsna e Rama se referem a Krsna e o nome Hare a Radharani.
Chamamos pelos dois através do maha-mantra. Como uma criança chama pelos seus pais originais.







VRAJA  ou VRINDÁVANA


Cidade sagrada onde Krsna nasceu, Mathura.  
Viveu, com Radharani e seus associados a 5.000 anos, na aldeia de vrindavana, na infância, depois Mathura e Dwaraca, a cidade que ele mesmo fundou para proteger seus associados, dentro do oceano. India.
As três deidades mais importantes da sampradaya de Sri Caitanya Mahaprabhu são: Sri Sri Radha-Madana-mohana, Sri Sri Radha-Govinda e Sri Sri Radha-Gopinatha. Essas três deidades foram instaladas a cerca de cinco mil anos na área de Vraja (Vrindávana) pelo bisneto de Krishna, Vajranabha, logo após a partida de Krishna do planeta. 
Vajranabha estabeleceu pequenos templos e deidades de Krishna para registrar os locais de passatempos. 
Essas deidades foram perdidas no meio do matagal e da floresta. 
Sri Caitanya pediu que seis dos seus mais importantes discípulos, os  Gosvamis, fossem para Vrindávana  fazer o levantamento dos locais de passatempos de Krishna. Muitas das deidades foram  reencontradas e  instaladas em templos.





São três, os aspectos fundamentais no processo da consciência de Krishna:  Sambandha-jnana (o conhecimento da relação eterna com Krishna),  Abhidheya (o processo de se conectar a Krishna. bhakti-yoga),Prayojana (a meta última, Krishna-prema-bhakti). Sri Sri Radha-Madana-mohana é a deidade que rege Sambandha-jnana; Sri Sri Radha-Govinda rege Abhideya e Sri Sri Radha-Gopinatha, Prayojana.




Os Gosvamis, em  Vrindávana construíram belíssimos templos, para as deidades que foram encontradas.
Vrindávana reapareceu como um dos mais importantes lugares de peregrinação. Mas, um governante muçulmano da região causou muitos problemas para os Vaishnavas. Os templos foram profanados e as deidades tiveram que ser removidas. 
As deidades foram então transferidas para outros lugares, fora de Vrindávana onde estão, até hoje.

Os seis Gosvamis de Vrindávana são: Srila Rupa,  Srila Sanatana, Srila Jiva,  Srila Gopala Bhatta,  Srila Raghunatha Dasa , Srila Raghunatha Bhatta Gosvamis.








Existem sete templos principais em Vrindavana, estabelecidos por alguns dos Gosvamis e outros devotos proeminentes. Os sete templos principais são:

1) Sri Radha-Madana-mohana, de Srila Sanatana Gosvami
2) Sri Radha-Govinda, de Srila Rupa Gosvami
3) Sri Radha-Gopinatha, de Sri Madhu Pandita
4) Sri Radha-Damodara, de Srila Jiva Gosvami
5) Sri Radha-ramanaji, de Srila Gopala Bhatta Gosvami
6) Sri Radha-Shyamasundara, de Shyamananda Prabhu
7) Sri Gokulanandaji, de Srila Vishvanatha Gosvami


Fim

Finalizado no dia do desaparecimento de

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada

  o mestre espiritual do Swami Prabhupada que pediu a ele para vir ao ocidente pregar a mensagem do Sr. Caitanya Mahaprabhu.
10/12/2014