Tempo/Espaço


 O universo segundo descrevem os Vedas, possui duas naturezas existenciais.
Cada uma dispõe de tempo e espaço diferenciados.
Tempo passado presente e futuro/Natureza material
Tempo eterno/Natureza espiritual
Dentro de nós, existem as duas naturezas, conforme pensamos, sentimos e agimos, alimentamos uma ou outra.
E isto define em que tempo/espaço entraremos, viveremos.
O livro abaixo, é uma obra que trata desta questão, e nos orienta para que possamos nos transferir de um tempo/espaço material, para o tempo espaço espiritual.
Ele poderá ser encontrado na internet, para baixar, em diferentes linguas.


Bhagavad-gita 
Capitulo 11


Verso 55

mat-karma-krn mat-paramo
mad-bhaktah sanga-varjitah
nirvairah sarva-bhutesu
yah sa mam eti pandava

Tradução

Meu querido Arjuna, aquele que se ocupa em Meu serviço devocional puro, livre das contaminações das atividades fruitivas e da especulação mental, que trabalha para Mim e faz de Mim a meta suprema de sua vida, sendo amigo de todos os seres vivos – com certeza virá a Mim.

Comentários do Swami Srila Prabhupada.



Este verso é considerado a essência do Bhagavad-gita. O Bhagavad-gita é um livro destinado às almas condicionadas, que estão dedicadas ao mundo material. 



 OBhagavad-gita é destinado a mostrar como a pessoa pode entender sua existência espiritual e sua relação eterna com a personalidade espiritual suprema, e ensinar como pode ir de volta ao lar, de volta ao Supremo. Agora aqui está o verso que explica claramente o processo pelo qual a pessoa pode alcançar o sucesso em sua atividade espiritual: serviço devocional.

 



Serviço devocional o que é...



Nove processos da dedicação devocional: ouvir, cantar, lembrar, adorar, servir os pés de lótus do Senhor, oferecer preces, cumprir as ordens do Senhor, fazer amizade com Ele, e render tudo a Ele. A pessoa que se dedica aos nove processos devocionais, ou oito, ou sete, ou pelo menos um, com certeza isso a tornará perfeita.



Um devoto de Krishna é amigável com todos. Por isso aqui é dito que ele não tem nenhum inimigo (nirvairah). Como é isso? Um devoto situado em Consciência de Krishna sabe que só o serviço devocional a Krishna pode livrar uma pessoa de todos problemas da vida. Ele tem experiência pessoal sobre isso, e por isso quer introduzir esse sistema, Consciência de Krishna, na sociedade humana. Existem muitos exemplos na história de devotos do Senhor que arriscaram suas vidas para a propagação da consciência de Deus. O exemplo favorito é o Senhor Jesus Cristo. Ele foi crucificado por não-devotos, e sacrificou sua vida para a propagação da consciência de Deus. 


Bhagavad-gita 
Capitulo 12

8. Fixa tua mente em Mim, a Suprema Personalidade de Deus, e ocupa toda a tua inteligência em Mim. Assim, não haverá dúvida alguma de que viverás sempre em Mim. 9. Meu querido Arjuna, ó conquistador de riquezas, se você não pode fixar sua mente em Mim sem se desviar, então, segue os princípios reguladores que fazem parte da bhakti-yoga. Desenvolva deste modo um desejo de Me alcançar. 
10. Se não podes praticar as regulações que fazem parte da bhakti-yoga, então, simplesmente tenta trabalhar para Mim. Porque, trabalhando para Mim, chegarás à fase perfeita. 
11. Se, entretanto, és incapaz de trabalhar nesta Minha consciência, então, tenta agir renunciando a todos os resultados de seu trabalho e procure situar-te no eu. 
12. Se não podes adotar esta prática, então, ocupa-te no cultivo do conhecimento. Entretanto, melhor do que o conhecimento é a meditação, e melhor do que a meditação é a renúncia aos frutos da ação, pois, com esta renúncia, pode-se alcançar paz de espírito.